Sobre
Unknown 22:28 1 comentários

O Programa SOMA - Superação e Oportunidades para Mulheres em Aprendizagem é uma iniciativa com propósito de desenvolver as habilidades de gestão de negócios,  através de um Programa de Mentoria, atendendo mulheres empreendedoras situadas economicamente na base da pirâmide, com pouco conhecimento empresarial. O nosso enfoque é unir mulheres empresárias, já fortalecidas, atuantes em empresas de médio e grande porte, á mulheres empreendedoras da base da pirâmide, visando somar conhecimentos, através da aprendizagem e orientação, aumentando as oportunidades econômicas das atendidas e criar vínculos empresariais de responsabilidade social com as gestoras.

Descrição

Ser uma mulher empreendedora no sistema econômico global em que vivemos, requer conhecimento sobre gerenciamento de negócio no qual está envolvida. Há anos, o Brasil tem apresentado um vasto crescimento no seu perfil empreendedor e as mulheres tem sinalizado, segundo recentes pesquisas do SEBRAE (2012), uma composição que supera os 50% de participação.

Ainda que em evolução, as mulheres tem apresentado elevada dificuldade em dar sustentabilidade ao seu negócio e de igual forma, ampliar o volume financeiro de seu empreendimento no período superior aos 5 anos de criação de seu negócio, média de ano estipulada para crescimento.  As mesmas pesquisas demonstraram, que o pouco conhecimento sobre gerenciamento de negócios para as mulheres, tem sido o grande gargalo de sua permanência econômica e elas se mantém de forma desequilibrada neste cenário.

É sabido, que as  micros e pequenas empresas, fortalecem em muito o PIB brasileiro, sendo elas as maiores empregadoras do país, acrescendo agora no contexto nacional, o Micro Empreendedor Individual (MEI), lugar de forte presença feminina também.
Identificadas estas deficiências, algumas iniciativas nacionais, como o Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, idealizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em parceria com órgãos, como o SEBRAE, IBAM e outros,  realizaram ações em 5 Estados do país, mas o pouco interesse político e a falta de visão do crescimento econômico, que estas iniciativas poderiam oferecer para a localidade, não deram continuidade a esta proposta. Para além questão econômica, apoiar  mulheres, indica que os recursos serão reinvestidos no crescimento do negócio, mas também haverá uma maior atenção para os jovens, inibindo o crescente percentual de presença em atividades que gerem violência, criminalidade e falta de perspectiva. Em outras palavras, a sociedade ganha em alteridade positiva.

Organizações internacionais como Vital Voices, por intermédio de Programas de Incentivos do Departamento de Estado, tem criado iniciativas de empoderamento feminino no Brasil, mas decerto, sua capilaridade ainda é mínima, não tendo conseguido atingir e atender o universo significativo de mulheres empreendedoras brasileiras. Cabe dizer, que esta proposta, por ora apresentada, tem nesta organização, um modelo de ação, após uma das proponentes ter participado de um Programa semelhante e percebido a importância do mesmo,  identificando neste modelo, um canal de fortalecimento de outras mulheres.
Neste sentido, o Programa SOMA – Saber e Oportunidades para Mulheres em Aprendizagem intenciona formar uma Rede de Empoderamento feminino, por meio de um Programa de Mentoria. A SOMA, também significa, que a SOMA de todas as mulheres participantes, fortalecerá cada parte do todo, ampliando as condições e desenvolvimento econômico de cada mulher e de sua localidade, incluindo os membros de sua família.

Esta proposta de  replicação é uma aprendizagem do ano de 2010, quando uma instituição estadunidense, abriu as portas para uma mulher brasileira empreendedora, e  hoje propõe ampliar  esta mesma oportunidade, para outras mulheres terem acesso a melhores condições de gerenciar seu próprio negócio. É um projeto de educação empresarial, com foco no atendimento de mulheres e jovens, com a perspectiva de contribuir para o desenvolvimento econômico e local.

Objetivo Geral

Desenvolver as habilidades de gestão de negócios, com 20 mulheres e jovens empreendedoras situadas na base da pirâmide, com pouca base de conhecimento empresarial, através do Programa SOMA de Mentoria. O nosso enfoque é unir mulheres  e jovens empreendedoras, gestoras em grandes organizações, capazes de somar com o conhecimento adquirido, para a aprendizagem e orientação para outras mulheres.

Objetivo Específico

Fortalecer o protagonismo e a autonomia econômica da empreendedora na base da pirâmide;
Organizar curso de elaboração de Plano de Negócios, Marketing, Negociação, e Gestão de Negócios e evento de networking;
Ampliar as oportunidades de acesso das mulheres a novos negócios e entendimento da cadeia produtiva na qual estão inseridas;

Metodologia

As atividades serão orientadas, através palestras, encontros presenciais com as mentoras e mentees,  relato de experiências, vivências, jogos empresariais e oficinas de trabalho;
Mulheres convidadas para serem mentoras farão uma palestra, para as participantes da base da pirâmide e outras que possam fortalecer o networking.
Serão encontros semanais com 20 mulheres mentees de 8h, totalizando 64ha de qualificação;
As mentoras participarão todas as semanas dos encontros, mas com um total de 4h com a sua mentee, repassando informações, conhecimento e orientação para o desenvolvimento do negócio;
Os temas de Marketing, Plano de Negócios, Cultura Organizacional, Gênero e Raça, Negociação e Orientação para Micro Crédito, serão focos centrais nos encontros e palestras.

Sustentabilidade

Criar sustentabilidade em novas bases,  para as mulheres participantes em seus negócios;
Criar um fundo de apoio a outras mulheres empreendedoras, para participarem de qualificações semelhantes, através da realização de venda de produtos e serviços prestados pelas participantes, a ser realizado três vezes ao ano em data a ser fixada com o grupo e a cada iniciativa ampliar o número de participantes no Bazar Solidário SOMA;
Criar uma loja virtual para o SOMA, visando sustentabilidade da proposta
Criar um formato de curso específico idealizado para o grupo de mulheres do SOMA pelas mentoras, onde parte dos recursos arrecadados serão destinados para novas turmas de Mentoria;

Metas

Ampliar os saberes, oportunidades e aprendizagem das participantes no Programa SOMA;
Monitorar e avaliar durante dois anos as participantes do Programa SOMA, para saber o real desenvolvimento atingido com o projeto;
Atingir 20 mulheres participantes, sendo que a metade,  jovens com idade dentre a faixa etária de 18 a 29 anos;
Todas terem elaborado o Plano de Negócios, com participação na premiação final;
Conseguir novas organizações adeptas interessadas em financiar parte do processo, até que o mesmo se auto financie com o programa de sustentabilidade do Bazar Solidário Soma e a Loja Virtual.
Criar o Programa SOMA Empresarial para oferecer ás empresas e empresárias poderem apoiar;

Plano de Comunicação

O plano de comunicação será destinado ás empresas, setor de marketing empresarial e suas ações de responsabilidades sociais;
Comunicação direcionada ás instituições de atendimento ás mulheres;
Distribuição de Releases para veículos e redes sociais;
Assessoria de Imprensa e Sociedade em Geral;
Banners digitais e impressos;
Criar uma identidade visual para o Programa e promovê-la; 
Obs.: Todos os parceiros do projeto terão seus nomes e logomarcas divulgadas nos materiais de comunicação.

Um comentário :